sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Roteiro da Visita 30/08/2009

Olá pessoal!
Aí vai o roteiro da visita técnica n° 3:

Saída da UFF: 7:30
Fazenda Colubandê: 9:00 - 11:00- Passando pela Amaral Peixoto
Solar do Jambeiro: 11:30 - 12:20

Almoço: 12:30 – 13:30

MAC- Igreja de São Francisco:14:00
Fortaleza de Santa Cruz: chegada à Fortaleza 15:00
Jururjuba
Volta para UFF

Não esqueçam as dicas básicas:
Câmeras fotográficas ou filmadoras, bateria, pilhas, etc.
Telefone Celular
Calçados e roupas confortáveis
Disposição

Abraço e até lá!
Buda

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Palestra

O Prof. Ronald Raminelli - Doutor em História pela Universidade de São Paulo - realizará palestra no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Dia 27, às 15h.
Tema: Viagens Ultramarinas; monarcas, vassalos e governo a distância.
Quem puder, sempre vale a pena.
Abraço!
Buda

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Turismo e História

Para aqueles que tem interesse em juntar História e Turismo lá vai um link com várias apostilas sobre a História do Rio de Janeiro para ser aproveitada em Turismo. A Maiorida dos textos é de autoria de Milton Teixeira.

http://www.sindegtur.org.br/2006/downloads.asp

Foto de Petrópolis

Aqui está o link da visita técnica ao porto Estrela e Petrópolis

http://picasaweb.google.com.br/pos.rjuff/PetrPolisEPortoEstrela

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Memórias históricas do bairro de Botafogo

A Fundação Casa de Rui Barbosa promove no dia 20 de agosto, às 14h30, na sala de cursos, a palestra Memórias históricas do bairro de Botafogo – suas raízes, suas famílias, ministrada pelo pesquisador Carlos Eduardo de Almeida Barata, presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia. A entrada é franca.
Ementa:A palestra abordará as origens do bairro de Botafogo, seu povoamento, a formação das primeiras famílias e a fragmentação das propriedades, que originaram as grandes chácaras e, conseqüentemente, a abertura de novos logradouros. Em razão dos numerosos empreendimentos imobiliários, essas chácaras deram origem a milhares de lotes no final do século XIX, dos quais 356 apenas na rua São Clemente, e que resultaram na atual configuração do espaço urbano do vale do Botafogo.

Sobre o palestrante:
Carlos Eduardo de Almeida Barata é pesquisador e genealogista, voltado para história do Rio de Janeiro e da família. Exerce o segundo mandato como presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia e é autor de dezenas de livros que versam sobre história, arquitetura e genealogia, entre eles o Dicionário das Famílias Brasileiras.
Fundação Casa de Rui BarbosaRua São Clemente, 134, próximo à estação Botafogo do Metrô, no Rio de Janeiro.

Dica da Dani, postado por Buda
Abraços!!!

domingo, 3 de agosto de 2008

Revista Cultura Política disponível no portal do CPDOC


Cultura Política circulou de março de 1941 até outubro de 1945. Era uma publicação bem divulgada, vendida nas bancas de jornais do Rio de Janeiro e São Paulo. Conforme explicitava seu próprio subtítulo, Cultura Política era uma "revista de estudos brasileiros", destinada a definir e esclarecer as transformações sócio-econômicas por que passava o país. Além de relatar minuciosamente as realizações governamentais, a revista funcionava como uma espécie de central de informações bibliográficas, noticiando e resenhando todas as publicações sobre Vargas e o Estado Novo.
Agora já é possível a leitura desta revista, digitalizada, no portal do CPDOC. São 48 números disponíveis, que abrangem os anos de 1941 a 1945. Acesse: http://www.fgv.br/cpdoc/digital

Abraço!

Buda